Bem-vindo(a), visitante! [ Registar | LoginFeed RSS  | 

Guia para comprar casa

| Blog | 20/12/2010

Guia para comprar casa

 

Comprar casa é, para a maioria das pessoas, o maior investimento durante toda a sua vida.

Por isso, é importante que seja feito com muita ponderação e que não compre casa apenas por impulso, porque nestes casos acaba por pagar bastante mais do que se fizer as coisas com tempo e planeamento.

Quando se toma a decisão errada ou acontece algo inesperado (como um despedimento) pode demorar anos até conseguir vender a casa, além de que provavelmente irá perder dinheiro.

Antes de começar a comprar casa

Faça algumas questões a si próprio sobre a necessidade de adquirir uma nova casa para si e para a sua família:

  • Está preparado financeiramente? Tem um emprego estável, não tem dívidas e tem dinheiro para pagar pelo menos 10% do valor da casa em dinheiro?
  • Planea viver na casa pelo menos três anos? Se já pensa em mudar para uma casa maior, se calhar é melhor pensar em arrendamento.
  • É a altura certa para comprar casa? A altura certa no mercado? A altura certa na sua vida? Os preços das casas subiram muito nos últimos anos e estão agora em crise.

Se pensa em comprar uma casa só para valorização, saiba também que historicamente o mercado accionista valoriza mais do que o mercado imobiliário.

Procurar casa

Quando decidir que quer mesmo avançar, analise o que é que está disposto (e consegue) pagar. Inclua prestações, impostos e seguros para ver se a soma não ultrapassa os 30% das suas receitas mensais. Isto também é importante para conseguir um crédito bancário, no entanto os bancos têm por vezes facilitado no crédito e depois arrependem-se (o que provocou agora a crise no imobiliário).

Se vai contratar um agente imobiliário, peça referências aos seus amigos e faça entrevistas pessoais a pelo menos três empresas diferentes, para ver qual lhe parece mais disponível (e com vontade) de lhe encontrar uma casa.

Após a escolha do agente, deverá entregar-lhe uma lista do que pretende ter na casa. Numero de quartos, jardim, ar-condicionado, lareira, cor das paredes, vizinhança, transportes públicos, etc. Tudo o que lhe parecer importante e também o que pode ser opcional na sua escolha.

Quando o agente lhe entregar uma casa, faça visitas à zona a várias horas do dia para ver o ambiente e a vizinhança.

Faça algumas viagens do seu emprego até à nova casa a horas de maior tráfego para ver quanto tempo demora.

Após a escolha da casa

Após a escolha, vem a parte de comprar a casa, onde entra a negociação, o pedido de crédito e a escolha dos seguros obrigatórios e opcionais.

*fonte www.poupardinheiro.info

Sem tags

1550 total views, 1 today

  

Deixe uma resposta